terça-feira, 16 de março de 2010

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Por Anna Carolina Oliveira
Conteúdo do site VIVA! MAIS


É mais barato e mais curto do que uma faculdade. A área tem muitas vagas e salários de até R$ 15 mil

Áreas de atuação e salários
São muitos os setores em que um tecnólogo em marketing pode trabalhar. O coordenador dos cursos de marketing da universidade Anhanguera, Ivan Consolino, mostra abaixo quais são as quatro áreas principais:

1. Administração
Boa parte do curso tem disciplinas administrativas. Por isso, após a conclusão dos estudos, o tecnólogo pode desempenhar a função de gestor de marketing em uma empresa. Ele também pode atuar como assistente, responsável, entre outras tarefas, pelo contato com o cliente dentro da agência de publicidade. Além disso, o profissional tem chancer de trabalhar como analista, gerenciando preços de venda dos produtos ou serviços para a alta gestão da empresa.

Quanto ganha*
Assistente - R$ 1.800 a R$ 2.500
Analista - R$ 3 mil a R$ 4 mil
Gestor - R$ 7 mil a R$ 10 mil (sem contar os benefícios)

2. Análise de comportamento
Nessa área, o tecnólogo fica encarregado de fazer o contato com instituições de pesquisa e outras fontes de informação relacionadas ao consumidor. Entre suas funções, está a de identificar o perfil do público-alvo. Após reunir os dados, sugere mudanças de produtos ou serviços da empresa. Por isso, para ocupar esse cargo, precisa estar muito bem informado e saber prever tendências de mercado. "Os comportamentos mudam e, assim, o produto e o serviço têm que mudar também em função das novidades", avalia Ivan Consolino.

Quanto ganha*
Analista - R$ 5 mil

3. Propaganda
Nessa função, o aluno formado no curso tecnológico em marketing transforma suas ideias em resultados concretos. Isso quer dizer que ele concebe um conceito, formata a propaganda, dá acabamento ao logotipo, atua na criação do produto, da marca ou da própria propaganda, entre outras atividades. Assim como na área da administração, neste setor também há espaço para trabalhar como analista ou gestor.

Quanto ganha*
Analista - R$ 3 mil a R$ 4 mil
Gerente de criação e inovação RS 5 mil a R$ 8 mil
Gestor - R$ 7 mil a R$ 10 mil (sem contar os benefícios)

4. Publicidade
Existem dois segmentos principais nos quais o profissional pode atuar dentro da publicidade, segundo Ivan Consolino. Um deles envolve a participação direta do profissional no processo de criação, onde ele pode ser analista ou gestor. A outra ocupação é a de consultor: ''É essa pessoa quem faz o elo entre os meios de comunicação e o cliente. Ou seja, atua unindo essas extremidades'', afirma o especialista.

Quanto ganha*
Analista - R$ 3 mil a R$ 4 mil
Consultor R$ 7 mil a R$ 15 mil
Gestor - R$ 7 mil a R$ 10 mil (sem contar os benefícios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário