quinta-feira, 18 de março de 2010

TODOS VÃO QUERER TRABALHAR COM VOCÊ


12/01/2010 19:33
TextoAnna Carolina Oliveira

Conheça o curso de tecnologia em marketing que, mesmo sendo mais barato e mais curto, tem o mesmo valor de uma faculdade. Após formada, você vai encontrar muitas vagas e salários de até R$ 15 mil!

Um ponto positivo da Tecnologia em Marketing é que as empresas não têm mais preconceito com profissionais formados em cursos

Que curso é este?
Trata-se de um curso tecnólogico que forma profissionais com conhecimentos técnicos e administrativos em marketing. Entre as matérias ministradas estão comportamento do consumidor, gestão empresarial e legislação aplicada ao marketing, por exemplo. Por ter uma especialização ampla, oferece ao aluno mais chances de encontrar uma vaga no mercado de trabalho, já que ele pode ser contratado para várias funções em diversos setores. Mais rápido e econômico O curso tecnológico tem duas grandes qualidades em comparação à graduação tradicional: a duração é mais curta, de dois anos, em média (contra quatro anos do bacharelado), e as mensalidades são mais baratas, a partir de R$ 229. Vale lembrar que, ao final do curso, o estudante recebe um diploma e, se quiser, pode continuar seus estudos em uma pós-graduação ou no mestrado. Uma formação completa Facilidade de comunicação, capacidade de trabalho em equipe e espírito de liderança. Essas são algumas das habilidades que o estudante desenvolve, de acordo com o coordenador dos cursos de marketing da Estácio UniRadial, Walter de Mendonça. Durante os estudos, os alunos treinam suas competências tanto de negociação quanto de identificação das necessidades do consumidor. "Com essa formação, o tecnólogo pode auxiliar na gestão das empresas e colaborar com o desenvolvimento de novas marcas e produtos, por exemplo", diz Walter. A visão das empresas Não há mais preconceito do mercado contra alunos formados em cursos tecnológicos. O diretor da empresa Livre Telecom, do segmento de telefonia, Robson Costa, explica: "Os funcionários tecnólogos não deixam a desejar quando comparados a profissionais com formação tradicional. Eles atendem às expectativas da empresa e a capacitação de todos é mesma de um bacharel da profissão". Muito barato! Curso tecnológico em marketing tem mensalidades a partir de R$ 229 Como se aperfeiçoar Após a conclusão do curso tecnológico, o aluno recebe um diploma e pode fazer uma pós-graduação ou mestrado. Aliás, não só pode como deve! Segundo Sandra Assis, consultora executiva da Luandre, empresa de recrutamento, o profissional deve sempre investir na complementação de seus estudos: "A ideia é ampliar os conhecimentos buscando um bom nível no inglês e no espanhol, além cursos complementares à formação tecnológica." Entre no mercado! São muitos os setores em que um tecnólogo em marketing pode trabalhar. O coordenador dos cursos de marketing da universidade Anhanguera, Ivan Consolino, mostra abaixo quais são as quatro áreas principais.
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. ADMINISTRAÇÃO
Boa parte do curso tem disciplinas administrativas. Por isso, após a conclusão dos estudos, o tecnólogo pode desempenhar a função de gestor de marketing em uma empresa. Ele também pode atuar como assistente, responsável, entre outras tarefas, pelo contato com o cliente dentro da agência de publicidade. Além disso, o profissional tem chancer de trabalhar como analista, gerenciando preços de venda dos produtos ou serviços para a alta gestão da empresa. Quanto GANHA: Assistente - R$ 1.800 a R$ 2.500Analista - R$ 3 mil a R$ 4 milGestor - R$ 7 mil a R$ 10 mil (sem contar os benefícios)
2. ANÁLISE DE COMPORTAMENTO
Nessa área, o tecnólogo fica encarregado de fazer o contato com instituições de pesquisa e outras fontes de informação relacionadas ao consumidor. Entre suas funções, está a de identificar o perfil do público-alvo. Após reunir os dados, sugere mudanças de produtos ou serviços da empresa. Por isso, para ocupar esse cargo, precisa estar muito bem informado e saber prever tendências de mercado. "Os comportamentos mudam e, assim, o produto e o serviço têm que mudar também em função das novidades", avalia Ivan Consolino. Quanto GANHA: Analista - R$ 5 mil
3. PROPAGANDA
Nessa função, o aluno formado no curso tecnológico em marketing transforma suas ideias em resultados concretos. Isso quer dizer que ele concebe um conceito, formata a propaganda, dá acabamento ao logotipo, atua na criação do produto, da marca ou da própria propaganda, entre outras atividades. Assim como na área da administração, neste setor também há espaço para trabalhar como analista ou gestor. Quanto GANHA: Analista - R$ 3 mil a R$ 4 milGerente de criação e inovação RS 5 mil a R$ 8 milGestor - R$ 7 mil a R$ 10 mil (sem contar os benefícios)
4. PUBLICIDADE
Existem dois segmentos principais nos quais o profissional pode atuar dentro da publicidade, segundo Ivan Consolino. Um deles envolve a participação direta do profissional no processo de criação, onde ele pode ser analista ou gestor. A outra ocupação é a de consultor: "É essa pessoa quem faz o elo entre os meios de comunicação e o cliente. Ou seja, atua unindo essas extremidades", afirma o especialista. Quanto GANHA: Analista - R$ 3 mil a R$ 4 milConsultor R$ 7 mil a R$ 15 milGestor - R$ 7 mil a R$ 10 mil (sem contar os benefícios) * O valor varia conforme o porte da empresa
Onde estudar

Nenhum comentário:

Postar um comentário