domingo, 14 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES: MARKETING X PUBLICIDADE

Sabe as diferenças entre os cursos de Marketing e Publicidade? Veja aqui.

O trabalho de um praticamente não existe sem o outro. Mas, ainda assim, existem algumas diferenças importantes entre os cursos de Marketing e Publicidade. Quem explica é o publicitário Wagner Rusca, gerente e supervisor de atendimento de marketing: “o marketing é uma área de atuação em que se fazem estudos e avaliações de uma marca no meio publicitário. Já a publicidade usa os estudos do marketing e de um planejamento. Ela produz o conceito para fazer uma melhor campanha para cada marca”, explica.
Entendeu? Wagner dá um exemplo, para explicar melhor: “quando uma empresa X quer vender mais no ano seguinte, é o marketing que faz o estudo de quais oportunidades ela pode explorar para crescer. Só então a publicidade vai fazer uma campanha para alcançar os objetivos avaliados pelo marketing e tornar esse discurso persuasivo.”
Ok. Basicamente, a publicidade é uma ferramenta de divulgação de uma empresa. Já o profissional de marketing trabalha com números, percepções sobre os produtos, os dados do mercado. Mas há ainda algumas diferenças pra você analisar antes de optar por um dos ramos. Confira:

O que é Marketing?
O profissional de marketing trabalha diretamente com o objetivo de estimular a venda de produto e serviços. Ele analisa as melhores táticas e oportunidades de mercado, para cada cliente - que pode ser tanto uma marca, uma empresa ou até uma pessoa (muitos famosos tem assessores de marketing para melhorar suas imagens após escândalos. A Britney Spears, por exemplo, foi uma delas).

Quem se forma em Marketing estuda as melhores condições para um cliente melhorar as vendas ou a imagem. Para isso, geralmente trabalha-se com pesquisa de mercado – são esses resultados que ajudam uma empresa a descobrir quem são seu público-alvo e como o agradá-lo com mais facilidade.
Saiba mais sobre a carreira no GUIA DO ESTUDANTE.

Como é o curso?
Logo no começo, o aluno estuda sociologia, introdução ao marketing e contabilidade. Entre as matérias mais específicas que se aprende ao longo dos quatro anos de faculdade, estão comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing e até direito. No último ano o aluno deve optar entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Já o curso de tecnólogo divide-se em disciplinas de comunicação e finanças e dura apenas dois anos.

O vestibular é concorrido?
O curso ainda é pouco comum em faculdades públicas. Um das poucas que oferece no Brasil é USP, na unidade leste. Por isso as vagas ainda são pouco concorridas. No último vestibular da Fuvest, a relação candidatos/vaga, não chegou a dez alunos: 9,4 pessoas por vaga.
Saiba onde estudar marketing.

Como é o mercado de trabalho?
Há boas oportunidades de emprego por todo pais, em especial nas capitais da região Sul e Sudeste. Mas o crescimento da economia no restante do país aumentou o mercado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As mais diferentes empresas buscam tanto bacharéis quanto tecnólogos para acompanhar o desempenho de seus produtos. As áreas que mais empregam são as ligadas ao varejo (vendas), justamente por levar muito em conta a opinião do consumidor final.

O que é Publicidade?
Das propagandas que passam no intervalo da sua novela preferida aos outdoors atrás dos ônibus, passando pela divulgação das roupas de uma loja específica nas páginas da sua revista favorita: tudo isso é trabalho do publicitário. É ele o profissional responsável por divulgar produtos da forma mais atrativa para o público-alvo, proporcionando o aumento das vendas. Em uma agência de publicidade o trabalho se divide em: atendimento (setor responsável pela relação agência x cliente), criação (onde se produzem os anúncios) e mídia (quem decide onde, quando e como divulgar uma campanha).

Como é o curso?
A graduação dura em média quatro anos e geralmente é uma habilitação do curso de Comunicação Social. O aluno de Publicidade tem aulas de redação publicitária, técnicas de criação, economia e administração. Ao longo do curso, os alunos aprendem a dominar os conceitos e técnicas para a criação, o planejamento, a produção e a execução de estratégias de divulgação para produtos, serviços, marcas e ideias. Já o curso tecnólogo dura dois anos e o aluno tem aula de criação publicitária, relações de mercado e planejamento de campanhas publicitárias.

Saiba mais sobre Publicidade no GUIA DO ESTUDANTE
O vestibular é concorrido? Publicidade é um curso tradicional e sempre está entre os mais concorridos do país. No vestibular 2010 da Fuvest, o maior do país, cerca de 40 pessoas disputavam cada vaga: a relação candidato/ vaga foi de 39,72.

Saiba onde estudar Publicidade.
Como é o mercado de trabalho? Como acontece como todo curso muito concorrido, milhares de jovens se formam em Publicidade todos os semestres. Então, assim como o vestibular, o mercado de trabalho é bem disputado. Apesar disso, o setor vem crescendo e novas agências estão sendo abertas no Nordeste e no Centro-Oeste. Mas as maiores agências e vagas ainda estão concentradas em São Paulo.

Um comentário:

  1. como então unir as duas carreiras? fiz administração com pós em marketing, e penso em fazer publicidade agora..é uma boa, ou não tem nada a ver?

    ResponderExcluir